Páginas

segunda-feira, março 04, 2013

Sobre espelhos





Um dia ouvi que eu era a pessoa mais importante para alguém.  Na época, aquilo era essencial para mim: ser promovida pela reciprocidade. E o tempo, imperador dos destinos todos, desgastou os mármores, mas manteve intacto aquele amor: ele sobreviveu à relação finda. E eu perdera o meu alto cargo de importância para aquele alguém. Convalescente, mas em recuperação da suposta infelicidade de um ego magoado, tive que descobrir outra forma de amor: uma espécie rara que dá perenidade ao bem-estar e põe o ego em seu lugar. Eu me tornei a pessoa mais importante para mim. Quem poderia me tomar isto? O tempo? Hoje, as pessoas vão e vêm. Recebo-as, rejeito-as, tolero ou amo. A poesia não me tira os sentimentos vis, nem as doçuras de um ser humano. Um dia me chamaram de radical. Aceitei: só eu sei a importância que as coisas têm para mim e o propósito de mantê-las ou não na minha vida. Em outra ocasião, me chamaram de amorosa. Compreendi: pessoas amoráveis extraem o que tenho de melhor.  Já me disseram que pareço um personagem. Entendi: sendo povoada por tantas, quão imprevisível posso ser na liberdade que me permito ter. Não me importo com o que julgam, sempre serei espelho e sempre terei o Outro como meu espelho. Somos extensão. Estejamos ou não em harmonia ou comunhão, dedico carinhosamente o meu tempo compartilhando minha nudez. Aos que veem máscaras e vestes, sou impotente a estas leituras. Aos que veem generosidade e amparo, sou impotente à beleza que me dão. Sou impotente ao olhar alheio. Não tenho o controle de absolutamente nada, mas o meu trabalho consiste em eu não me rejeitar.

Diariamente eu fortaleço minha autoestima assim: 
Hoje, nem que seja apenas hoje, eu sou a pessoa mais importante para mim.

Que assim eu esteja.

Que assim seja.



Marla de Queiroz

6 comentários:

Patty disse...

A NUDEZ DE ALMA, ESPÍRITO É A QUE NOS GRITA MAIS ALTO A CADA DIA, E REALMENTE NÃO TEM NADA E NEM NINGUÉM QUE NOS AME, E SENDO NÓS A PESSOA MAIS IMPORTANTE PARA NÓS MESMOS, É ONDE CONSEGUIMOS CRESCER E E SER ENTENDIDA.

E CERTEZA QUE ESSA IMPORTANCIA NAO PERDURA APENAS UM DIA.

DESCOBRI SEU BLOG ATRAVÉS DE UMA AMIGA QUE ME APRESENTOU, E EU ADOREI,E HOJE FIQUEI MAIS FELIZ AINDA EM ENTRAR E VC TER ACABADO DE POSTAR.
ÓTIMA SEMANA PRA TI, BEIJOS DA PATTY.

Emily Lawrence disse...

Adorei este teu texto. Acho que fizeste uma síntese de algumas leituras ou críticas, e respondestes de uma forma clara. E apesar do fecho, sem ser arrogante.

Lindo.

Daniela Leonel disse...

Obrigada pela visitinha e volte sempre... já estou seguindo aqui.
Beijo
Boa terça

Claudia Tonelli disse...

Gratidão, Marla!

Relicário disse...

Venho deixar um abraço imenso e retribuir o carinho, seja por tantos anos, ou por alguns dias. Mas principalmente, pela troca e bonitezas que surgem e dos amigos que conquistamos e que no fundo, no fundo, não são tão virtuais assim...

Tem um presente pra você aqui: http://ancoradanoriso.blogspot.com.br/2013/03/vasto-coracao.html

Espero que se sinta num abraço e que goste.
Deixo o meu carinho.
Beijo na alma,
Sam.

Patty disse...

OIEE, VIM TE VISITAR PARA VER NOVIDADES, MASI AINDA NÃO TEMOS NADA.

BJS GRANDE, E QUANDO TIVER NOVAS, ME AVISE,ADORO TE LER.

BJBJ DA PATTY.