Páginas

terça-feira, janeiro 26, 2010

Voltando pra casa de dentro

Foto: Paulo Santos



Ah, meu amor, as coisas são muito delicadas. A gente pisa nelas com uma pata humana demais, com sentimentos demais. Só a delicadeza da inocência ou só a delicadeza dos iniciados é que sente o seu gosto quase nulo. Eu antes precisava de tempero para tudo, e era assim que eu pulava por cima da coisa e sentia o gosto do tempero. (Clarice Lispector)

*

*

Eu fico tentando imaginar essa menina de olhos imensos falando de amor tristemente... Procuro na pontuação do texto aflito a faisquinha dos olhos... Ainda vejo... Vagalume em céu nublado também pisca.

"Talvez seja hora de voltar pra casa", penso. Talvez seja hora de reler um poema, de tomar um banho de cachoeira, de mudar a rotina... Ou simplesmente a hora de massagear o peito antes de dormir_ se a noite pedir que você durma só_ abraçada ao travesseiro ou na insegurança.

Voltar pra casa... Um lugar dentro de você, seu Espaço Sagrado, seu altar, sua fonte, onde existe toda energia interior capaz de recarregar sua bateria emocional. Sabe aquele lugar onde você um dia repousou mesmo estando muito carente?! Aquele que quando tudo parecia apertado demais você ainda encontrou um jeitinho de se movimentar até encontrar um pouco mais de conforto?! Aquele abrigo de paz que fica encoberto quando, numa relação, projetamos tudo de bom que temos no outro e a gente se esquece que o nosso "norte" fica adiante, que podemos caminhar juntos, podemos caminhar sós estando juntos e crescermos na mesma ou em direções diferentes... Que isso tudo não precisa doer tanto se pudermos voltar pra casa de dentro... Para aquele intervalo de tempo em que se pode silenciar a ponto de escutar o sussurro sábio que fica sempre abafado pelo grito desesperado da... ausência de quê, mesmo?! Parece que chega um momento em que tudo o que nos faltava incomoda porque agora já sobra. E foi Mário de Sá Carneiro que disse: " Morri à míngua de excessos.".

Não tenha medo de voltar pra casa. Volte pro Lugar Sagrado onde poderá resgatar sua força! A delicadeza não é fragilidade! O amor não é complicado! O vazio é um espaço pra crescer e "entusiasmo", em grego, significa "ter um deus dentro"! A sua felicidade é SUA responsabilidade, seu compromisso com a vida ... E , sabe a Beleza?! Ela é todo esse processo... O processo de redescobrir coisas que a gente acha que já sabia porque já se falou com tanta maestria sobre elas... Exerça a Beleza de "não saber" para poder redescobrir.... Tenha mais cuidado com você, não espere isso do outro. Você sabe das suas carências, das suas fases, das suas lacunas. O outro sabe das dele. Às vezes há o encontro perfeito, o encaixe. Em outras, há a mudança brusca pedindo outras conquistas, outras evoluções. Permita-se ser a nova pessoa que acorda todos os dias com mais sede de tudo... Permita-se conhecer a nova pessoa que se relaciona com você diariamente: com outra disposição pra vida, pro amor, pra relação. O problema não está em você:sua luz é própria, é imensa. O problema não é o amor: ele é o nosso grande e constante aprendizado. O problema só está no medo. A ferida só nos pede que cuidemos dela para que seja curada. E pra isso, é preciso olhar minuciosamente e com muito carinho pro lugar que está doendo.


*

*

Estou adiando. Sei que tudo o que estou falando é só pra adiar_ adiar o momento em que terei que começar a dizer, sabendo que nada mais me resta a dizer. Estou adiando o meu silêncio. A vida toda adiei o silêncio? mas agora, por desprezo pela palavra, talvez eu possa começar a falar.

(Clarice Lispector)

*

*

Marla de Queiroz


P.S.: Fiquei sabendo que a Elenita indicou meu blog no BBB10, achei tão simpático! Ela é minha amiga

de Brasília e o texto acima eu escrevi pra ela em 2004.

P.S.2: Obrigada a todos pelos e-mails e afagos.

14 comentários:

Fabiana Brito disse...

Que legal Marla! Vc amiga da Elenita, ela é uma das minhas prediletas no bbb10 - pessoa muito inteligente.

bjs e adoro teu blog.

Julia Sebber disse...

Pois é, meu bem. Descobri tua escrita por conta do BBB. Grandes surpresas onde menos esperamos... Adorei o texto.

Um beijo

Iêda disse...

Marla... Estava com saudades das suas palavras, tanta que peguei seu livro na última semana para reler vc! rs Beijos e ótimo 2010
Iêda

bia martins disse...

Oiii flor!
bom ver suas atualizações por aqui.
Eu estava assistindo ontem
quando ela falou de vc e do seu blog.
Achei o maximo!
Pelo pouco que percebi ate agora,
ela é uma pessoa que vale muito
a pena continuar no programa,
ela se perdeu um pouco no começo,
mas agora esta mostrando sim
sua inteligência e uma pessoa que
se ama acima de tudo.
Vai ser uma boa lição aprender
com ela.

Uma bela amizade vc tem então!
Um bjo e sorte pra todas nós!

DANNY disse...

Que bom Marla! Vc merece! Felicidades. Eu nao tenho tanto tempo, mas sempre que posso leio seus textos. Abraços,


Danielly

Minhas Púrpuras Reticências... disse...

Marlaa!!

Chorando a alma depois de ler esse texto.. tão atual a mim, mesmo tendo sido escrito em 2004..

esse finalzinho...

" O problema não está em você:sua luz é própria, é imensa. O problema não é o amor: ele é o nosso grande e constante aprendizado. O problema só está no medo. A ferida só nos pede que cuidemos dela para que seja curada. E pra isso, é preciso olhar minuciosamente e com muito carinho pro lugar que está doendo."

Que a ferida cicatrize..


Te acompanho sempre, já li todos teus textos..

Lídia disse...

É um balsámo pra alma te ler...vou voltar sempre. Já sou tua seguidora... Será um prazer imenso receber tua visita no meu blog, mas não se assuste sou uma principiante.. kkkkk
Bjus na alma.

Segunda Pele disse...

Clarice é clarice. E a Elenita é uma fofa.

Fabiane Siqueira disse...

Marla,

Que bom que cheguei ao seu blog... quem diria que foi pelo bbb...rs... suas palavras fizeram meu dia mais feliz!!!
Vc já gostou tanto de ver algo escrito que desejou ser amigo dessa pessoa??... estou me sentindo assim....
Acabei de comprar seu livro pela internet!!!!
Beijo da sua nova amiga
Fabiane

Sylvia Araujo disse...

Vim agradecer pelo monte de energia, pelo sopro brando de brisa, cada vez que chego aqui.
Gosto do teu tom e do teu brilho.

Beijo na alma

Paty Mattos disse...

Queridos,


segue o meu novo blog. Para quem não sabe o Gabriel Pinho, meu namorado, é casado e nunca tinha me dito nada. Veja a confusão no blog que criei, comente e divulgue.

http://gabrielpinhomesacaneou.blogspot.com/

Bjs

Isabela Dantas disse...

Coisa mais linda, Marlinha!
Amei, como sempre!
Muitos e muitos beijos!

Carlinha Lemos disse...

lindos seus textos sua dedicação com as palavras... parabéns sua alma é triunfante muita paz e luz pra vc pq sabedoria vc adquire pelo q vejo a cada minuto. Felicidades linda!

Ju-liana disse...

Marla, em meu blog citei este teu texto (entre vários outros que ainda virão) e inclui um agradecimento especial as tuas palavras que tanto desas-sossegam minha vida!! Parabéns por este dom de transmitir energias tão boas através de palavras tãó cheias de sentimento!!
www.desas-sossego.blogspot.com