Páginas

quinta-feira, julho 20, 2006

De como transformo a rotina em dias bonitos...

Foto: Daniel Camacho

Sei que o dia será bonito quando me proponho a acordar mais cedo e vou andando tranqüilamente para o trabalho ,participando da paisagem acordada pelos dourados do sol ameno do inverno_ eu me aventurando pelas ruas como quem passeia dentro de um quadro de Miró. Ou quando inauguro o meu dia chuvoso no ônibus lendo um poema do Manoel de Barros, sentindo ainda o cheiro de xampu nos cabelos do banho recém-tomado. E quando chego lá, mesmo meio enjoada daquilo tudo e faço aquela brincadeira que faz todo mundo rir pra descontrair, sei que o resto do dia vai ser mais bonito.

Na hora do almoço, daquela comida de sempre, quando resolvo que comeremos alguma coisa que esperamos pra comer aos domingos ou nos dias em que recebemos o salário, e tomamos uma tacinha de vinho escondido pra relembrar como o proibido moderado pode ser gostoso e que faz toda a diferença, a beleza se revela gratuita.

Se eu passar no sebo no final da tarde e ganhar 3 horas fuçando livros e perder 40 reais levando-os pra casa barganhando preços ou pré-datando um cheque, ou se eu encontrar aquela raridade do Guimarães Rosa recém-chegada que ainda nem colocaram preço e está em cima do balcão...será lindo, tão lindo.


Quando eu voltar pra casa, se eu me abandonar meia horinha na cama sem pensar em nada, olhando pro teto, sem tirar a roupa do trabalho, sem me preocupar com a arrumação do quarto ou qualquer coisa desse tipo só pra apertar o play daquele CD que já estava rolando antes de sair cedo, o refrão pela metade, escutando atentamente, sentindo cada acorde daquela musiquinha que penetra todos os ambientes da minha casa e da minha alma, sei que a beleza do resto do dia está garantida.

Depois tomar aquele banho demorado, usar o óleo delicioso ou o hidratante perfumado, a camisola de cetim limpinha... Ligar o computador , ter as palavras arreganhadas escorrendo pelos dedos no teclado até sentir que é isso, que tá pronto, ler aquele e-mail do amigo saudoso, mandar outro mais saudoso ainda e gostar tanto da minha vida assim, com meu coração sossegado, escolhendo minhas surpresas e sentindo aquele sono na hora em que sei que vai me permitir acordar super bem no dia seguinte...ou receber o telefonema convidando a transgredir e cair no samba pra chegar de madrugada e acordar na mesma hora de sempre, ressaqueada, sonolenta e feliz...não importa.

Sei que o dia será mais bonito quando lembro de determinar certas coisas, como fazer do cansaço um cantinho de silêncio e repouso pra dormir pesado e do edredon o abraço mais caloroso enrolando o meu corpo com cuidado dentro dele pra que tudo pareça afago, conforto, aconchego. Quando me proponho a melhorar os ambientes por onde passo ou, pelo menos, me predisponho a estar bem dentro deles.Quando me permito transgredir sem culpas, sem dramas.

Gosto de saber que a minha criatividade serve, principalmente, para arranjar outras alternativas e driblar meu fastio, minhas angústias, meus conflitos, amenizar minhas crises e fazer dos meus dias invejavelmente deliciosos: desses que tornam uma autobiografia bem mais gostosa de ser escrita ou mais propensa à censura...;-)


(Marla de Queiroz)



12 comentários:

Anônimo disse...

VOCÊ transforma a rotina de todos escrevendo coisas tão bonitas assim como VOCÊ!

E eu, só posso agradecer!!!! Obrigada mocinha....

Tá cada vez mais perto de acontecer...

Beijo no coração, Eu!

QuincasB disse...

no sebo da rua do carmo, em frente ao beco dos barbeiros, dá pra barganhar legal, desde q não seja a tal raridade, ficorse

Rayanne disse...

É que alegria de viver
É antes de tudo saber
Saber cadenciar as passadas
Aparar as lágrimas e distribuir os sorrisos.
Porque essa vida só se entrega
Prá quem se derrama
E se apaixona
Enfia o pé na lama
Faz tudo errado
Faz tudo certo
Ama, grita, xinga
Prá quem preguiça no sol
Prá quem se lembra dos minutos
Dos detalhes, da importância
De cada substância
Dessa nossa esfera celestial.

E vc, linda, é. Assim, intrincadamente simples.
Como chuva e sol.

Estrelas.

Ju disse...

O meu dia fica mais bonito quando venho aqui e quando participo de sua vida mesmo q nunca nossos olhares tenham se cruzado.

O meu dia fica mais bonito quando meu coração me pede pra escrever um e-mail aquele amigo q por motivos alheios tenha me magoado e mesmo q ele de mim tenha se afastado. Depois q na noite passada eu tenha sonhado recebendo dele um abraço, aquele abraço q nunca mais senti...

O meu dia fica mais bonito pq Deus em sua infinita beleza um dia colocou no meu caminho a Marla menina, a Marla mulher, a Mara poeta, a Marla amiga...

O meu dia fica mais bonito pq ao vir aqui me lembro da música do Chico Cézar "Pensar em vc" e escrevo esse longo comentário ouvindo na voz da Daniela Mercury.

Obrigada por me emocionar sempre e tornar meu dia mais bonito, sempre!

Bb disse...

Saudade daqui, Marlazinha...

Vou colocar a leitura em dia, mas enquanto isso deixo um beijão (de longe.. tô gripadíssima) carinhoso pra vc.


=)

Bela Caleidoscopica disse...

É essa criatividade que eu tô atrás de recuperar, amore...
Às vezes a gente fica muito prática e pouco poética, ai fica tudo em preto e branco, né?
Eu quero sempre mais cores!
E vc tem me dado um bocado, viu?
merci, flor!
Beijos furtacor

Elenita disse...

Linda, linda... sou só sorrisos.
Beijo gostoso pra você.

jordana disse...

Ai que dias lindos! Que sejam sempre assim...
Beijocas carinhosas e aquele abraço.

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anônimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anônimo disse...

Looking for information and found it at this great site...
Heater kerosene part Panasonic phone answering machine zyrtec generic no prescription baer buick brakes mitsubishi parts ionamin defanition Canadian no ionamin prescription For sale ford lightning milf pics customer reviews of ionamin Washer dryer troubleshooting Perfect situation ringtone free buy ionamin online michigan vehicle insurance requirements ionamin Choose us domains aston martin polska ionamin loss result story success weight usa+ionamin+no+md+visit zyrtec half-life

Anônimo disse...

Excellent, love it! » » »